Email Marketing

O que é? Por onde começar?

O email marketing é uma estratégia de marketing digital baseada no acionamento de emails para um público específico, seja proveniente de contatos com clientes ou potenciais clientes gerados por outras estratégias.

O marketing por e-mail é sinônimo de spam e comunicações intrusivas. No entanto, devido ao desenvolvimento da automação de marketing, esse canal se tornou a melhor maneira de transmitir a mensagem certa para as pessoas certas, na hora certa. 

O email não é apenas uma excelente ferramenta para profissionais de marketing digital e marketing de entrada, mas também um canal muito democrático. 

De acordo com uma pesquisa da Pew Research, 92% dos adultos usam e-mail online. Portanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o email marketing não está morto, o que pode ser uma boa maneira de expandir seus negócios! 

Este guia é voltado para iniciantes e para aqueles que desejam aprender mais sobre como iniciar o marketing por email, bem como para usuários que já estabeleceram estratégias e estão procurando métodos de otimização.

Mais afinal, o que é e-mail de marketing?

O email marketing é uma estratégia de marketing digital baseada na comunicação entre a empresa e os consumidores ou clientes em potencial por email. Esse contato pode ser obtido subdividindo-os e combinando-se com o uso de ferramentas automatizadas, acionando e-mails, que podem estender o processo de personalização de mensagens.

A seguir você vai conhecer alguns exemplos que muito provavelmente você já tenha recebido na sua caixa de entrada:

  • Ofertas diversas, principalmente de viagens e passagens aéreas;
  • Promoções;
  • Confirmação de compras realizada online;
  • Newsletter.

Quando começou a usar o email como ferramenta de marketing, era vista como uma versão digital de um anúncio enviado por carta (também conhecido como “mala direta”). Portanto, o email é considerado um canal de comunicação de massa e a mensagem enviada não tem nada a ver com o destinatário.

Portanto, o email marketing é considerado uma comunicação intrusiva há muitos anos. Mas evoluiu e, hoje, os melhores profissionais de marketing acreditam que o email é uma das maneiras mais particulares de se comunicar com os consumidores por meio da troca direta de mensagens.

Conheça os motivos pelos os quais a sua empresa hoje deve utilizar o e-mail de marketing.

Nos últimos anos, a mídia social se tornou o foco do marketing digital. No entanto, para aqueles que coletam endereços de email e desejam aumentar a relevância da sua marca entre esses contatos, o marketing por email também é uma boa opção. Aqui estão algumas razões.

Maior alcance

Nosso endereço de e-mail centraliza todas as operações que realizamos em outros canais. Por exemplo, sempre que criamos um login em qualquer site, usamos um endereço de email. Portanto, é uma parte importante das atividades dos usuários na Internet.

Seu alcance ser torna previsível.

Quando uma empresa publica informações em uma rede social (como o Facebook), nem todo mundo que segue sua página verá sua mensagem. Isso ocorre porque o algoritmo determina a mensagem mais relevante para cada usuário. Portanto, a influência das postagens nas mídias sociais é imprevisível. Ou seja, você não pode controlar o número de pessoas que realmente visualizam suas postagens.

Este não é o caso no email marketing. Uma grande vantagem deste canal é sua cobertura previsível. Isso significa que, se você escolher 100 endereços de e-mail para enviar uma mensagem, todos os 100 endereços de e-mail receberão seu e-mail na sua caixa de entrada (a menos que haja um problema técnico, mas trataremos disso mais tarde).

Formato bem flexível.

O email é uma tela em branco que todo profissional de marketing digital está procurando. As mensagens enviadas por email não têm restrições de caracteres e podem conter imagens e até GIFs. 

Os e-mails podem ser feitos usando modelos e conter elementos gráficos, ou podem conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo uma mensagem pessoal para todos os contatos. 

Através dele, você pode transmitir mensagens curtas, conter vários links para páginas da web ou contar uma longa história. Portanto, os e-mails podem estar no formato desejado! Obviamente, siga as boas práticas ao escrever e distribuir emails. Mas vamos resolver esse problema mais tarde!

Alto retorno financeiro.

Para começar a desenvolver toda a sua estratégia você precisa que esteja bem feito o seu domínio, uma ferramenta de e-mail de marketing atuante e precisa, é e claro uma pessoa para executar toda a estratégia.

A escolha de uma boa ferramenta de marketing por e-mail é essencial. Existem várias opções no mercado para atender às necessidades de todos os níveis. Não importa qual ferramenta você escolher, o investimento não será alto. Portanto, o email é o canal de marketing digital que fornece os melhores retornos financeiros – você não precisa investir muito dinheiro inicialmente e é possível gerar muita receita.

Qual é o papel do email marketing?

Embora o marketing por email esteja frequentemente associado a promoções e métodos de negócios, vai muito além dessa estratégia. Quando alguém permite que uma empresa envie email diretamente em sua caixa de entrada, ela pode acessar uma parte de sua vida pessoal e também pode abrir uma conversa. Afinal, nosso e-mail não é usado apenas para receber notícias da sua empresa favorita, mas também para estabelecer contato com amigos, familiares e colegas.

Portanto, nas estratégias de marketing, o email é um canal que permite a comunicação com clientes em potencial de uma maneira mais pessoal. Isso pode trazer resultados incríveis! Confira abaixo como o marketing por email se ajusta à sua estratégia de marketing digital.

Engajando os seus leads, mantendo um relacionamento constante com base dos seus contatos adquiridos por e-mail, promovendo assim todos os seus conteúdos e assim nutrindo toda a educação do seu público.

Essa é uma maneira de estreitar ainda mais o seu relacionamento, envie e trabalhe com posts personalizados, que vise atingir o público certo no momento certo.

O email marketing é apenas a entrada, na realidade é o canal que as pessoas utilizam para gerar as vendas.

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