Como fazer Benchmarking em SEO.

O benchmarking é um processo de pesquisa competitivo que permite uma análise aprofundada das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu, e pode ser replicado nos seus negócios. Seus benefícios incluem custos reduzidos, maior produtividade e maior lucratividade.
Muitos empreendedores, gerentes, profissionais de marketing e vendas sonham em fazer suas empresas prosperar e alcançar um sucesso duradouro e sustentável. No entanto, se não houver parâmetros e referências para a perfeição, a busca contínua pela excelência não será suficiente.
Para promover o crescimento e o sucesso das empresas, é muito comum que os empreendedores criem métodos para derrotar os concorrentes, aumentar a produtividade e a eficiência do processo, ou até inovar e acompanhar as mudanças do mercado.


Mais afinal, o que é benchmarking?
Imagine hoje que você é o proprietário de uma pequena padaria do bairro, com baixa rotatividade e margens de lucro operacional. Só um dia ele soube que havia uma padaria concorrente encantadora na comunidade vizinha, que possuía um ranking de quilômetros a qualquer hora do dia, e funcionou bem.
Ao procurar entender seu método e incorporá-lo à padaria, você se tornará inconscientemente a referência. Em resumo, esse é um processo de pesquisa e avaliação da concorrência, que permite uma análise aprofundada das melhores práticas adotadas por empresas do mesmo setor que a sua e que podem ser copiadas pela sua empresa.


Benefícios hoje que o benchmarking proporciona para o seu negócio:
• Descubra as práticas bem-sucedidas de empresas que já possuem conhecimento de um tópico específico;
• Identificar novas tendências e obter sucesso;
• Receba novas recomendações de empresas do mesmo segmento de mercado que você;
• Obter uma base de argumentos para discutir o novo processo de investimento no futuro;
• Faça planos para desenvolver estratégias e habilidades para permitir que a empresa embarque em um caminho de crescimento;
• Melhorar a compreensão da organização de si mesma;
• Melhore seus processos e práticas de negócios para aproximá-lo da excelência;
• Motive sua equipe a alcançar objetivos alcançáveis ​​que outras empresas alcançaram;
• Aumentar o entendimento do mercado;
• Aprenda com pessoas que enfrentam os mesmos desafios;
• Procure reduzir custos, aumentar a produtividade e aumentar as margens de lucro, etc.
Tenha atenção, nem tudo são flores.


A comparação é a base para avaliar o valor do que criamos ou fazemos. Em outras palavras, é quase natural. No entanto, você pode encontrar ótimas ideias, mas elas não são necessariamente aplicáveis ​​à empresa ou ao ambiente de negócios.
A base errada costuma fazer mais mal do que bem. Acredite que tudo o que é feito no jogo é muito bom, mas deixar de conduzir uma análise rigorosa de todos os pontos pode ser considerado um verdadeiro “caminho a pé”. Porque, às vezes, o que funciona para os concorrentes não é adequado para sua empresa.
Além disso, é preciso ter cuidado ao tentar implementar métodos e práticas observadas no ambiente corporativo. Somente as teclas “Ctrl + C Ctrl + V” para sistemas, processos e rotinas podem garantir que os resultados dos testes da empresa estejam vazios.
Isso ocorre porque, no final, focar demais na concorrência ou focar na empresa em um contexto muito distante fará com que a empresa perca sua identidade e posicionamento no mercado.
Portanto, é crucial filtrar informações e insistir no que trará mais resultados a curto ou médio prazo. Além disso, é importante tomar medidas adequadas para se adaptar às melhores condições sem perder as características de personalidade mais atraentes da empresa, como cultura, valores, missão e visão.


Como eu posso fazer benchmarking?
É baseado no princípio de levantar os problemas específicos enfrentados pela empresa. Em seguida, escolha indicadores, fatos e dados que possam ser comparados com concorrentes e outras empresas, que não envolvem necessariamente a troca de conhecimentos com base em conversas ou entrevistas.
Suponha que as vendas da sua empresa sejam lentas e você queira avaliar se o desempenho do processo de aquisição de clientes é eficaz. Para fazer isso, você pode usar ferramentas como a referência do funil de vendas de resultados digitais para comparar as métricas de marketing e vendas das mesmas unidades de negócios da sua empresa. Outra possibilidade é comparar a eficácia da entrega de marketing por e-mail da campanha com os resultados do setor. Para isso, você pode usar, por exemplo, nossa ferramenta de comparação de métricas de marketing por e-mail.


Invista em visitas presenciais.
Essa pode ser a maneira mais eficaz e rápida de aprender com os melhores. Portanto, você pode experimentar nossa cultura e entender os processos, práticas e métodos de operações. Claro, existem alguns cafés de liderança e pão de queijo! Imagine um dia inteiro sem perder tempo, trocando experiências com os gerentes de vendas, marketing e sucesso do cliente das melhores empresas para acelerar seu aprendizado.


Invista em mentorias.
Diferentemente das empresas de consultoria (desenvolvendo soluções específicas para os problemas da empresa), o objetivo do coaching é compartilhar da perspectiva daqueles que enfrentaram desafios semelhantes no caminho da superação ou do sucesso.
Ter um mentor pode ajudar você e sua empresa a entender as etapas a serem seguidas ou resolver gargalos no processo.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.