3 Vantagens do Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que se concentra na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, livros eletrônicos e publicações em redes sociais) sem promover explicitamente a marca. 

Por meio do marketing de conteúdo, as empresas podem ajudar o público-alvo a resolver problemas e tornar-se uma autoridade no assunto.

Mais afinal, o que é marketing de conteúdo?

Ao lançar uma estratégia de marketing digital, todo profissional de marketing encontrará uma fronteira chamada marketing de conteúdo. Mas o que isso significa? 

O marketing de conteúdo é uma estratégia para a criação de conteúdo para o público-alvo, que pode ajudá-lo durante todo o processo de compra e atraí-lo de maneira natural e espontânea. 

É a força motriz do marketing de entrada. A idéia é informar as pessoas para que, no futuro, elas não apenas respeitem sua marca e a usem como referência, mas também se tornem clientes da sua empresa.

Podemos dizer que o significado do marketing de conteúdo é relativamente novo. Não foi até este novo século que esse conceito foi formado, e começaram a pesquisa, análise e experimentação. No entanto, sua aplicação vem ocorrendo mesmo antes da era digital.

O marketing de conteúdo está fala sobre o seu nicho de mercado. Ao contrário dos comunicados à imprensa ou dos comunicados de marketing tradicionais, não é o trabalho da sua empresa, mas as necessidades do cliente!

Para que serve o marketing de conteúdo?

  • Aumentar a sua visibilidade na internet.

O marketing de conteúdo tem uma ampla influência na estratégia de SEO de um site. Sabemos que hoje não basta gerar conteúdo com palavras-chave soltas ou criar muitos links (mas sem qualidade) no texto. Os algoritmos de pesquisa do Google evoluíram muito e já podem entender o conteúdo relacionado aos usuários. Dados como CTR de SERPs, tempo de permanência na página e qualidade do link citados no texto serão analisados e influenciarão a classificação.

  • Aumentar a interação com sua marca.

O marketing de conteúdo também pode ser usado como um canal para interagir com sua marca, para que os clientes possam conversar com sua empresa, fazer perguntas e enviar sugestões. Por exemplo, atrair a atenção dos espectadores e permitir que eles compartilhem seu conteúdo com seguidores nas mídias sociais é um anúncio espontâneo. Seja através de um blog, centro de ajuda, treinamento em vídeo ou mídia social, o conteúdo que você cria tem um alto potencial de participação.

  • Ajuda a nutrir sua base de leads.

É importante considerar que, por mais ampla que seja sua base de clientes em potencial, nem todos estão dispostos a usar seu produto ou serviço. Isso não significa que eles nunca serão seus clientes. Em muitos casos, o que falta são mais informações até que essas pessoas vejam o valor dos produtos fornecidos por sua empresa e possuam a estrutura / aptidão para usar e tenham uma boa experiência em produtos ou serviços.

Através do marketing de conteúdo, você pode usar materiais relevantes para cultivar esses clientes em potencial, esses materiais prepararão os clientes em potencial até o momento ideal da compra. Dessa forma, você não descartará diretamente os clientes em potencial que não estão prontos, mas adiará a compra para oferecer uma oportunidade melhor.

  • Reduz o custo e os riscos na aquisição de clientes.

Como o nome indica, o custo de aquisição de clientes (CAC) é quanto dinheiro sua empresa gasta em média para atrair novos clientes. Além disso, se sua empresa investe em marketing de conteúdo e SEO, naturalmente novos clientes em potencial visitam seu site com freqüência e organicamente, sem exigir que você se esforce mais para isso.

  • Ganha credibilidade e confiança do seu público.

Assim como o marketing mudou, o mesmo acontece com a maneira como o público vê marcas e compras. Produzir conteúdo de alta qualidade faz da sua empresa uma autoridade no mercado e, portanto, ganha confiança. Comparadas aos concorrentes que não fazem isso, as empresas que gastam tempo fornecendo conteúdo gratuito aos clientes e criando valor para essas pessoas certamente ficarão mais impressionadas.

Além disso, você pode criar oportunidades para esse público espalhar sua marca para sua rede de contatos, porque eles estão satisfeitos com o problema e podem compartilhar sua marca seus conteúdos. 

  • Ajuda a melhorar sua experiência no pós venda.

Pode ser um FAQ, um centro de ajuda, treinamento on-line ou mesmo um processo de marketing por e-mail para os clientes. Em outras palavras, o marketing de conteúdo para os clientes é uma força importante para garantir retenção e lealdade. Uma boa experiência no serviço pós-venda é essencial para que os clientes continuem a usar os serviços ou produtos da empresa.

Um dos valores principais do marketing de conteúdo é que você agrega valor e educa os seus clientes.

Com o marketing de conteúdo, seus clientes em potencial podem ser “instruídos”. Nesse caso, a educação é fornecer um caminho, uma maneira de levar o cliente do problema (dor) para a solução (produto ou serviço fornecido no final do canal de vendas).

Com a produção e o lançamento de novos conteúdos e informações, a empresa finalmente se posicionou melhor na Internet e estabeleceu autoridade. É necessário exibir um conhecimento aprofundado sobre o campo comercial, o que pode ser feito através do Marketing de Conteúdo. Por esse motivo, devemos sempre nos concentrar na criação de conteúdo relevante e de alta qualidade que possa despertar interesse e participação do público. Nesse ponto, a quantidade é tão importante quanto a qualidade.

Todas essas vantagens levam a um único objetivo final (objetivo de cada empresa), aumentar as vendas. A maior vantagem de tudo isso é que o marketing de conteúdo é uma estratégia mais barata e mais eficaz. Dessa forma, desde que você tenha profissionais de alta qualidade para ajudá-lo! Uma boa agência de conteúdo fornecerá uma grande ajuda nesse processo.

Se vale uma boa dica, procure se preocupar com a dor do próximo, fornecer soluções agregadas ao seu produto, você vai ver que quando focamos em resolver o problema vendemos e entregamos mais.

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